segunda-feira, 19 de julho de 2010

“Conhecendo” melhor o Conhecer para Sustentar

Lembram que no post em que falei sobre a Fundação Bunge, cito um projeto muito importante para o desenvolvimento sustentável das cidades, o Conhecer para Sustentar? Depois de um tempo, inclusive, em parceria com a Fundação, fiz uma promoção aqui justamente para debater o que poderia ser feito para evitar tragédias como a de Santa Catarina, Rio, Bahia, Pernambuco e Alagoas.

Mas afinal, o que é o Conhecer para Sustentar? Como é a operação do projeto? Criado para entender questões relacionadas às fortes chuvas em Santa Catarina em 2008, o Conhecer para Sustentar, em uma primeira etapa, pesquisou a causa de eventos climáticos, propondo atividades que equilibrem ações do homem e soluções sustentáveis, minimizando impactos sociais, ambientais e econômicos das cidades.

Feita essa pesquisa, que gerou o kit Conhecer para Sustentar (livro, documentário e encarte pedagógico), o projeto agora parte para a multiplicação do conhecimento. Com proposta de trabalhar junto a educadores do Vale do Itajaí e entorno, a Fundação Bunge idealizou uma série de cinco encontros para promover a sustentabilidade. A ação atingirá 22 municípios, 405 escolas, 7.264 professores e 141.535 alunos. No final será realizada uma mostra com os trabalhos desenvolvidos em salas de aula.

Dois encontros já aconteceram: o primeiro, no final de junho, teve como tema “Educação ambiental e as mudanças climáticas: desafio dos educadores”. O segundo aconteceu no último dia 15 e o assunto abordado foi “Fundema: desafios e avanços para a defesa do meio ambiente”. A Fundema é a Fundação Municipal de Meio Ambiente de Brusque.

Os próximos encontros acontecerão nos dias 04/08, com a palestra “Observação de aves e o ambiente sustentável”, 17/08, a palestra será “Mudanças climáticas e o impacto ambiental para a sociedade” e fechando o ciclo, dia 23/08, “O acentuado quadro de degradação de recursos hídricos do Vale do Itajaí”. Nos meses de setembro e outubro será realizado monitoramento das atividades, onde os docentes receberão acompanhamento pedagógico para o desenvolvimento dos projetos nas escolas. E no dia 09 de novembro acontecerá a mostra final, no Centro de Divulgação Ambiental e Lazer, em Gaspar/SC.

Ressalto aqui a importância de projetos que tratam da sustentabilidade em nível educacional, pois esse é o meio mais eficiente para a mudança. Além disso, ainda que o projeto se restrinja ao ambiente escolar, alguém duvida que os conceitos disseminados em sala de aula não chegarão às casas dessas crianças? Apenas gostaria que ele fosse replicado em outras regiões, principalmente as que sofreram recentemente com as mesmas tragédias de Santa Catarina.

3 comentários:

Julianna Antunes disse...

Conhecendo melhor o conhecer para sustentar foi escrito e publicado no dia 19/07/10.

ohun disse...

Finalmente, este é o tipo de negócio que você tem esperado por tanto tempo:
http://www.websitetester.biz/index.php?lang=por-BR&ref=f7908e3cfaadaf13bb1f812f5631dab3
Ele é inteiramente grátis e você ganha através de TODOS que se registrarem após você, mesmo não fazendo nenhuma indicação; você não precisa vender ou comprar nada. Garantido! Quanto mais rápido você se registrar, maior será o seu potencial de ganhos, mesmo que você não faça nada mais além de se cadastrar gratuitamente... Como isso funciona? – É simples!

Uma companhia de pesquisa de mercado dos EUA está buscando por usuários de internet, de todas as partes do mundo, que serão pagos por testar web sites e fornecer uma breve opinião sobre eles. Você poderá ganhar até US$ 1.000,00 por mês, trabalhando de 1 a 10 horas semanais.

Mesmo que o trabalho de testador de web sites não seja para você, ainda assim poderá ter dois tipos de receitas passivas, mês após mês:

1. Provisão de Equipe para todos os membros que você tenha indicado direta ou indiretamente.

2. Provisão de Grupos para todos os membros que se registrarem em nosso sistema após o seu cadastro.

Então, seja rápido, isso é crucial. Enquanto você lê estas linhas, pessoas de todas as partes do mundo estão se registrando. Não há absolutamente nenhum tipo de compromisso envolvido em seu cadastramento e seus dados NUNCA serão fornecidos a terceiros!

Aproveitando, mencionamos que sua participação será SEMPRE gratuita?
www.WebsiteTester.Co/

ohun disse...

Dearest Grab your chance Totally Free. reflink is
http://www.websitetester.biz/index.php?lang=en&ref=f7908e3cfaadaf13bb1f812f5631dab3