quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O que é ser sustentável?

Recebi por email um release falando de um produto eco (adoro essa nomenclatura), que no caso é uma escova ecológica da Johnson & Johnson, a REACH ECO com o cabo reciclado. Neste release posso identificar uma série de incoerências e linguagem mercadológica que, para cima de mim, não colam. Poderia  ainda, desconstruir a escova, mas em resumo digo: um produto com 40% de matéria prima reciclada é melhor que um produto com 0% de material reciclado. E a R$1,49, fica mais legal ainda!

Mas não é sobre isso que quero falar. Junto com o release, a pessoa me mandou o link do canal da JNJ no Youtube. Ao clicar, me deparei com um vídeo do Concurso Atitude Eco, onde alguém que eu não conheço, mas acho que é famoso, fala da promoção. Parei de ver o vídeo aos 18 segundos, exatamente depois da resposta do cara famoso sobre o que é ser sustentável.

Diante da resposta do cara famoso (que obviamente estava lendo um script feito por uma agência de publicidade e que fora devidamente aprovado pelo cliente), pergunto a vocês, leitores queridos, engajados, comprometidos e que conhecem do assunto: o que é ser sustentável?

Pessoal da Johnson & Johnson, caso queiram, topo conversar sobre sustentabilidade com vocês.

4 comentários:

ViviGGarcia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ViviGGarcia disse...

Ju, na minha opinião, é um grande risco alguém definir categoricamente o que é sustentabilidade ou o que é ser sustentável - para uma empresa, o risco é maior ainda. Em geral, eu acho que esse tipo de campanha presta um verdadeiro desserviço à sociedade, limitando sempre o conceito a uma atitude muito específica. Ao invés de usarem todo o seu potencial e recursos para conscientizar, estimular o pensamento e a mudança de atitude, promovendo transformação verdadeira no nosso modo de pensar e agir, fazem o favor de deturpar temas e questões tão importantes e urgentes. É por essas e outras que os profissionais interessados nessa transformação - e eu me incluo nesse grupo, em alguma medida - têm tanta dificuldade em inserir esse pensamento na estratégia das empresas, para além do que será usado como mais um recurso para valorizar a imagem e receber prêmios.
Não respondi à sua pergunta, né? Pois é...para mim, não existe resposta exata.

Julianna Antunes disse...

Vivi, sua resposta foi perfeita. Na verdade a pergunta foi mais para mostrar exatamente isso que você expôs; a irresposnsabilidade das grandes empresas de criarem rótulos e fazerem um desserviço para a sociedade. Quer dizer então que ser sustentável é simplesmente saber reutilizar recursos? Isso significa que eu posso sair consumindo como se não houvesse amanhã que a reutilização me chancela a ser uma pessoa sustentável? A visão das pessoas a respeito do tema é muito pobre, muito simplista e elas estão sempre buscando uma desculpa para continuar agindo da mesma velha forma. E a Johnson fazendo isso só ajuda as pessoas a darem essas desculpas.

Omar de Queiroz disse...

Julianna,

Tive disposição para ver o vídeo todo. A produtora do concurso e do vídeo não soube dar importância ao tema, e o mais surpreendente é a empresa que contratou essa produtora se expor dessa maneira infeliz. A postura de "jogar confete" e rotular qualquer iniciativa como "salvadora do planeta" trata o consumidor como criança. Há muitos concursos e premiações interessantes dentro desse tema. Se houvesse interesse genuino, bastava um mínimo de pesquisa e criatividade. Esse vídeo, até pelo tom do apresentador, é apenas um deboche com a questão ambiental.

Omar R. Q.