quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O desafio do engajamento interno para a sustentabilidade – Gincana PepsiCo

Quem acompanha o blog desde o início talvez se lembre de um dos primeiros posts, onde falo da importância do change management na implementação da sustentabilidade corporativa. Relembrando um pouco, falo da dificuldade de se mudar comportamentos e valores, não apenas da organização, mas também das pessoas. Falo, ainda, da metodologia que ajuda a minimizar as dificuldades e os impactos que uma implementação tende a enfrentar.

É muito comum, em qualquer tipo de transformação que a empresa se proponha a passar, que muitos funcionários rejeitem a mudança. Afinal, quem gosta de sair de sua zona de conforto, não é mesmo? E essa rejeição se dá por diversos motivos: medo de perder o emprego, status, não adaptação à mudança etc. Mas algumas ações e uma comunicação eficiente tendem a fazer com que o trabalho da galera de change seja menos árduo e a empresa caminhe para uma transformação positiva.

Como também falei, o change management é um processo que surgiu como suporte à área de TI, mas que hoje está presente em outras áreas. E aí vem a pergunta: em sustentabilidade, quais ações poderiam baixar a guarda dos colaboradores e engajá-los na mudança? Sempre cito que o programa de voluntariado corporativo (melhor ainda se for voluntariado sustentável) é uma excelente forma de buscar o comprometimento das pessoas.

Na última segunda-feira estive na fábrica da PepsiCo em Itu, onde além de conhecer a linha de produção de snacks (sim, sou uma criançona e me senti na Fantástica Fábrica de Chocolate), pude conhecer as ações de sustentabilidade para América do Sul. Uma coisa que percebi foi que a PepsiCo trabalha bastante o conceito de sustentabilidade de forma interna, tanto do ponto de vista de gestão ambiental, quanto do ponto de vista humano, com uma série de ações que valorizam os funcionários e os fornecedores. 

Das diversas ações que recebi informação, a que mais me chamou atenção é uma das principais ações da empresa no momento: a Gincana Vida Sustentável PepsiCo. Voltando ao início do texto, quando falo da gestão da mudança, encontrei na gincana não apenas uma forma diferente de engajar e mobilizar, mas também um benchmark para tratar a questão de comprometimento com a causa.

Falando um pouco da gincana, ela já está na fase final. Mas até chegar aos finalistas, a área convidou os 20 mil funcionários da região para contar um case pessoal de sustentabilidade. Além de proporcionar engajamento, é também uma excelente forma de mostrar que a sustentabilidade corporativa não se limita a práticas no horário comercial. Sempre vou dizer que por mais que o ambiente seja empresarial, são os valores pessoais e a transformação de cada um que dizem se uma empresa é, verdadeiramente, sustentável ou não.

Pois bem, sobre a mecânica da gincana, os 10 finalistas fizeram um vídeo onde mostram como praticam a sustentabilidade. São ações simples e viáveis a qualquer pessoa. E é essa simplicidade, no final das contas, que faz a diferença num mundo de seis bilhões de pessoas. Os vídeos estão expostos no site http://www.vidasustentavelpepsicosaf.com, onde todos podem acessar e votar no seu preferido. A votação vai até o dia 16 de dezembro e deixo aqui o desafio para assistirem e se inspirarem também, cada um da sua forma, a mudar o mundo.

1 comentários:

Letícia Moraes disse...

Oi Ju...
Comecei a acompanhar seu blog faz pouco tempo e estou encantada!

Uma organização precisa estar preparada para aceitar mudanças e desafios, acho que a cultura de uma organização influencia muito nesta questão de mudanças.
Quando se fala em mudanças, as pessoas se sentem inseguras, mas a melhor forma é dar o primeiro passo e aos poucos conscientizá-las que são mudanças para o bem comum!

Bjs ..
Te admiro!!!