segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Programa Itaú Ecomudança: um exemplo de win-win situation

Depois de triple bottom line, acho que o termo que mais ouço em sustentabilidade é win-win situation. Para quem não conhece a expressão, ela simplesmente contextualiza uma situação em que todas as partes ganham, ao contrário do que muito vimos na insustentável economia do século XX e início do século XXI. É simples assim: quando só um ganha, o tempo desse ganho é limitado. Quando muitos ganham, eles vão tentar estender esse tempo ao máximo. E assim o planeta agradece.

A partir de 2007, o Itaú passou a oferecer a seus clientes a possibilidade de obter ganhos financeiros e, de alguma forma, fazerem a diferença no mundo em que vivemos. Ao aplicar nos Fundos Itaú Ecomudança (fundos DI e RF), 30% da taxa de administração são destinados a projetos de redução de emissões de CO². Um dos resultados dos Fundos foi a criação do Programa Itaú Ecomudança, que desde 2008 seleciona projetos a serem apoiados pelo banco com parte do dinheiro arrecadado.

Para o programa 2011/2012, o prazo para inscrição no Programa foi prorrogado até a próxima quinta-feira, dia 15 de dezembro. Se você dirige, trabalha ou simplesmente conhece alguma ONG que possua projeto voltado para os temas de eficiência energética, energias renováveis, florestas e manejo de resíduos, inscreva-o gratuitamente neste site: http://bit.ly/uApC9P.

A análise dos projetos inscritos será feita em quatro etapas e a seleção final é realizada por um Conselho formado por especialistas do mercado e da área de sustentabilidade, dirigentes de renomadas instituições e do Itaú Unibanco. Em 2011/2012, o investimento para projetos selecionados será de até R$ 437 mil, sendo que desde 2007 já foram investidos mais de R$ 1,7 milhões em 10 projetos e uma parceira institucional.

A edição passada (2010/2011) do Programa Itaú Ecomudança selecionou cinco projetos:

- Projeto Saúde & Alegria (PA), em ação para recuperação de sistema de energia solar;
- Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (PE), que destinou os recursos para instalação de 80 fogões à lenha eco-eficientes;
- Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (AM);
- Iniciativa Verde (SP), para implantação de sistemas agroflorestais;
- Conselho Indígena Cinta Larga (RO), para construção de um viveiro de mudas.

Quer obter mais detalhes sobre o Programa, bem como obter informações sobre os fundos de investimento Ecomudança? Acesse: http://bit.ly/uApC9P

0 comentários: