quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Aprendendo com quem já pratica sustentabilidade corporativa

Uma das ferramentas de estratégia mais utilizadas pelos profissionais é o benchmarking. E o que seria isso? Benchmarking é um processo de avaliação de produtos, serviços ou processos de trabalho que são tidos como as melhores práticas do mercado. Seu objetivo é comparar o desempenho de uma empresa não exatamente com a concorrência, mas com outra empresa de forma que o conhecimento gerado possa proporcionar melhorias na organização.

Tendo este conceito em mente, começo, efetivamente, o texto.

Enquanto problemas acarretados por questões de sustentabilidade aumentam o risco das empresas em todo o mundo, é inegável que muitas oportunidades também possam surgir daí. Com esta premissa, companhias há algum tempo vêm criando e implementando ações de forma a reduzir esse risco às suas operações, bem como investindo em atividades que refletem sustentabilidade e, ao mesmo tempo, lucro.

E como não somente eu, mas muita gente acredita que o que é bom tem de ser compartilhado, foi lançado na última segunda-feira pela UNFCC, órgão da ONU sobre mudanças climáticas, um banco de dados com diversos casos de empresas bem sucedidas em aumentar o lucro usando recursos de maneira mais eficiente.

O Brasil está listado com quatro cases, sendo que três são ações que as multinacionais fizeram, também, em outros países e um caso exclusivo daqui. O nosso caso exclusivo é o da Basf, empresa pela qual eu tenho o maior carinho quando o assunto é sustentabilidade. São dois projetos relacionados a mudanças climáticas.

Um dos projetos é o desenvolvimento de culturas como as de milho, trigo e soja que sejam tolerantes à seca. Indo para o outro extremo, a Basf, preocupada não somente com o risco das pessoas em casos de inundação, mas também da perda da terra, desenvolveu uma solução de proteção costeira capaz de absorver a força da água.

Junto com essas duas iniciativas da Basf, há dezenas de outras que tratam de questões da água, energia, alimentos, serviços, turismo, transporte etc. Inclusive há um projeto da Bayer com a mesma proposta da Basf, de oferecer culturas resistentes à seca. É um banco de dados bem rico e variado, que mostra como a sustentabilidade corporativa pode ser lucrativa. Convido a todos a visitar e dar uma olhada nos projetos que mais chamar atenção. E que este site sirva de inspiração para muitos benchmarkings sustentáveis.

A saber:

Banco de dados UNFCC: 

Basf - culturas tolerantes à seca:


Obrigada pela dica, Elissa!

1 comentários:

Unknown disse...

Obrigada a você Julianna, por sempre nos apresentar informações valiosas e um olhar crítico e esclarecedor sobre a sustentabilidade. Aprendo bastante! beijos