sexta-feira, 6 de julho de 2012

A importância de uma logística sustentável para as empresas


Se formos pensar nos processos de uma empresa, o de logística é o processo não produtivo que mais impacta em termos de sustentabilidade. Temos o problema relacionado às emissões de carbono, temos também a questão do trânsito. Uma das saídas para amenizar esses impactos está no desenho de rotas inteligentes, permitindo que se entregue mais em menos tempo. Com isso deprecia-se menos os veículos, gasta-se menos combustível, emite-se menos gás carbônico. Sem contar o ganho social de se passar menos tempo preso ao trânsito.

Do ponto de vista financeiro, a logística é uma das áreas que mais demanda recursos. E também uma das que mais permite a eficiência operacional. E aí, por conta de todos os impactos gerados, quando se obtém algum ganho no processo, rapidamente percebe-se ganhos dos três pilares da sustentabilidade.

Imaginemos uma empresa de varejo, a complexidade de sua logística e o impacto que ela gera. Mais do que isso, imaginemos empresas de bebida e cigarro que, com uma capilaridade absurda, fazem entregas em qualquer buraco do Brasil. Imaginaram o que significa para essas empresas utilizarem a sustentabilidade como impulsora de eficiência operacional?

Por conta, justamente, da capilaridade, a Ambev é referência em logística no Brasil. Até mesmo para empresas de logística. Imaginem o custo dessa logística e a quantidade de pessoas envolvidas nessa operação. Porque, por mais que eu não beba, é inimaginável para mim um bar, uma lanchonete, uma birosca que não tenha cerveja para vender por conta de problemas de distribuição.

Pensando em eficiência operacional e sustentabilidade, há alguns anos a Ambev iniciou um programa que, através da aplicação de ferramentas de gestão, permite o compartilhamento de sua frota com parceiros. Antes da execução do projeto, o que acontecia era que após o abastecimento dos centros de distribuição, os caminhões retornavam ao ponto de origem vazios.

Com o programa, hoje, no retorno ao ponto de origem, os caminhões voltam com cargas de outras empresas, otimizando custo, tempo e equipamentos. Levando-se em consideração que a Ambev possui 3100 veículos de entrega, os três anos de existência do programa permitiram uma economia da ordem de 4,2 milhões de litros de diesel, deixando de lançar na atmosfera mais de 446,3 toneladas de CO².

E aí eu pergunto: o que seria isso, senão sustentabilidade, sendo que sequer, falei do ganho financeiro e social? O que seria isso, senão a prova de que sustentabilidade, ao contrário do que muita gente imagina, está longe de ser custo?


E não se esqueçam:


Curso Panorama da Sustentabilidade Corporativa no Rio de Janeiro dias 20 e 21 de julho – mais informações: http://migre.me/9G5YS

Curso de Planejamento Estratégico Sustentável em São Paulo nos dias 27 e 28 de julho – mais informações: http://migre.me/9Jyfw

0 comentários: