sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Como a sustentabilidade pode impactar (positivamente) os processos de uma empresa?

Estava relendo o paper Sustentabilidade 3.0: a proposta para um novo modelo de gestão, e lá no final eu mostro uma tabela de como os processos das empresas, de uma forma generalista, podem tirar proveito da sustentabilidade. Isso sem levar em conta os benefícios sociais ambientais, como, por exemplo, menos emissão de carbono ou menos conflitos agrários. É uma análise bem simplista pela ótica da gestão empresarial no modelo atual, que não pensa nas externalidades.

Essa tabela foi feita há quase quatro anos. Salvo algumas pequenas alterações, os benefícios continuam os mesmos. Daí compartilho a breve atualização que fiz e peço a quem se interessar, que colabore para que ela possa ficar mais completa.

E aí o que vocês acham? A cada sugestão, a ideia é atualizar a tabela.


1 comentários:

Maria Odete Pinho disse...

Olá Julianna Antunes,

Ótimo artigo! As empresas precisam inserir em suas atividades os conceitos da sustentabilidade, pois do contrário correm o risco de morrer na praia.

Criei uma Cartilha (em processo de registro no Escritório da Biblioteca Nacional) para falar dos 7 Anos do Projeto AJO Ambiental, sensibilizando e provocando mudança de hábitos em prol da sustentabilidade. Nessa experiência falamos que é possível obter resultados positivos e retorno financeiro quando há comprometimento de todos com a sustentabilidade.

Algumas sugestões:

Compras:
Colaboradores e Fornecedores comprometidos com a sustentabilidade;
Produtos certificados.

Comunicação e Marketing:
Promover a conscientização e a Educação Ambiental com foco nos 3R's (reduzir, reutilizar e reciclar) dentro e fora da empresa;
Comprometimento de todos (direção, funcionários, colaboradores, fornecedores, etc.) com a sustentabilidade.

Produção:
Trabalhar a ecoeficiência em todos os processos de produção.

Espero ter colaborado,
Abs.
Maria Odete A. Pinho
Idealizadora e Gestora do
Projeto AJO Ambiental
www.ajoambiental.com