sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Empresas e cidadãos responsáveis – Brigada Nestlé Chocolover

Lembram quando escrevi aqui sobre o impacto das embalagens para a sustentabilidade nas empresas? Pois bem, há algum tempo venho falando que um dos pilares da sustentabilidade 2.0 é prolongar a vida útil dos materiais fabricados. Reciclagem é importante, sempre vai ser, mas se pensarmos friamente, não deixa de ser um novo processo produtivo, que muitas vezes demanda substâncias químicas, gerando um novo impacto no meio ambiente.

E aí que nesta semana tomei conhecimento de uma ação muito interessante da Nestlé em parceria com a TerraCycle, sobre reaproveitamento das embalagens de chocolates. Esta imagem que vocês veem, por exemplo, não é de uma barra de chocolate. É de um estojo! 

O projeto se chama Brigada Nestlé Chocolover e é mais uma iniciativa de um movimento que vem ganhando cada vez mais força onde as empresas chamam os consumidores para compartilharem com elas a responsabilidade por uma gestão sustentável. Afinal, ninguém impacta o meio ambiente e a sociedade sozinho, não é mesmo?

Pois bem, para participar do Brigada Nestlé Chocolover basta se inscrever no site www.terracycle.com.br e começar a coletar embalagens de chocolates Nestlé de qualquer tamanho. E antes que buzinem no meu ouvido, digo que neste projeto específico as embalagens utilizadas são as da Nestlé, mas a Terra Cycle trabalha com outras empresas e outros tipos de embalagem também. Portanto, vale dar uma checada no site.

Depois de cadastrar no site, é preciso juntar um mínimo de 100 unidades e enviar para a Terra Cycle, que arca com as despesas de envio. Cada 0,8g de embalagem (padrão das embalagens de chocolate Nestlé) equivalem a R$0,02 que serão convertidos a uma instituição sem fins lucrativos da sua escolha.

É claro que 100 embalagens são muita coisa e objetivo aqui não é fazer ninguém consumir chocolate como se não houvesse amanhã. Isso não seria nada sustentável do ponto de vista financeiro e de saúde. Mas o próprio nome do projeto é um incentivo ao trabalho em equipe. Que tal se reunir com seus amigos em torno de uma causa tão legal? Ou então, que tal reunir seus filhos e seus coleguinhas em uma ação que além de divertida, vai ensinar-lhes valores como solidariedade e educação ambiental? Fica aí o delicioso desafio!

1 comentários:

felipe disse...

Achei interessante o olhar que o Paulo deu sobre esse projeto. Apesar do projeto parecer legal pode se contestar alguns fatos!

confira o post dele http://vai.la/1Dxy no Blog ComCIP!


Beijos